Conhecer Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu é o sonho de muita gente. Só que muitos quando chegam na cidade, não têm ideia do quanto a cidade oferece de opções turísticas e até mesmo deixam de aproveitar tudo o que o Parque Nacional do Iguaçu tem de melhor.
Para que você já comece a se planejar e possa aproveitar o melhor da cidade, separamos informações preciosas para fazer suas férias na região trinacional ser inesquecíveis!
Descubra Foz do Iguaçu e o que a cidade oferece
Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil; isso se deve às Cataratas do Iguaçu e ao fato de estar localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Os visitantes têm a possibilidade de conhecer o Parque Nacional do Iguaçu tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado argentino.
Na fronteira com a cidade paraguaia de Ciudad del Este, há um dos maiores centros comerciais do continente, perfeito para o turismo de compras.
O Destino Iguaçu é o lar de 72 etnias e oferece uma mistura cultural única e diversidade gastronômica. Além disso, a estrutura turística conta com variadas opções de entretenimento, hospedagens e claro, belezas naturais de tirar o fôlego.
👉Você também pode se interessar por:
- O Que Fazer em Foz do Iguaçu em Dias de Chuva? Dicas Imperdíveis
- Viva o inesperado e veja o que fazer em Foz do Iguaçu à noite
- A melhor programação de férias em Foz do Iguaçu em família
As Cataratas do Iguaçu lado brasileiro
Em 1939, o Brasil estabeleceu o Parque Nacional do Iguaçu, que atualmente é uma das maiores áreas de preservação de Mata Atlântica do país.
Entretanto, somente em 1986 a UNESCO reconheceu o parque brasileiro como Patrimônio Natural da Humanidade. O parque estende-se por 169.695,88 hectares e abrange 14 municípios paranaenses, além de compartilhar território com a Argentina.
Em sua biodiversidade estão protegidos cerca de 1.363 espécies de animais. O parque é uma das unidades de conservação mais visitadas do país, chegando a receber praticamente 1 milhão de visitantes por ano.
A cada ano esse número aumenta, sendo que a sua principal atração são as majestosas Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011 uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza.
Destaques lado brasileiro
- Trilha das Cataratas: É a principal trilha do parque com extensão de 1.200 metros, com vários mirantes pelo caminho que permitem uma caminhada leve e cheia de contato com a natureza.
- Mirante da Garganta do Diabo: Esse é o ponto alto do passeio, localizado no final da trilha das Cataratas, com uma vista impressionante da maior queda-d’água.
- Infraestrutura Completa: No parque você tem acesso a ônibus, banheiros, lanchonetes, restaurantes, lojas de souvenires entre outras conveniências para o seu conforto.
- Passeio de Helicóptero: Passeio opcional, mas que proporciona uma vista aérea extraordinária do Parque Nacional do Iguaçu e das Cataratas.
- Macuco Safari: O famoso passeio de barco do parque, também opcional, que leva os visitantes a explorarem uma trilha na mata e logo depois, embarcam para uma aventura bem próximos das quedas d’água.
- Restaurante Porto Canoas: Na última parada do parque você encontra um restaurante com um delicioso menu com pratos brasileiros e uma vista deslumbrante do Rio Iguaçu.
Cataratas do Iguaçu lado argentino
No lado argentino, temos o Parque Nacional Iguazú, criado um pouco antes que no lado brasileiro, em 1934. Assim como foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1984.
Sua extensão é um pouco menor, com 67.620 hectares, mas por outro lado abriga 2 terços da extensão das quedas das Cataratas do Iguaçu.
Sobretudo, as Cataratas do Iguaçu no lado argentino oferecem uma experiência imersiva, cheia de aprendizado sobre a fauna e flora local.
Destaques lado argentino
- 3 Circuitos de Visitação: Os principais circuitos são: Superior, Inferior e a Garganta do Diabo. Nestas trilhas você se depara com as diferentes quedas e tem uma perspectiva diferente de cada uma delas.
- Mirante da Garganta do Diabo: O lugar mais impressionante do parque é o mirante onde se tem uma visão de cima da Gargantas do Diabo e sente a força e magnitude das águas.
- Trem Ecológico: Um trem facilita o deslocamento entre os circuitos e os visitantes se divertem enquanto passeiam pelo parque explorando toda a sua extensão.
- Passarelas Extensas: Diferente do Brasil, as passarelas são mais extensas e permitem um contato mais próximo das quedas em diferentes ângulos.
Outras atrações de Foz para combinar com as Cataratas do Iguaçu
Os turistas que vêm a Foz geralmente fazem somente a Trilha das Cataratas no lado brasileiro, e acabam fazendo o passeio em 2 ou 3 horas no máximo.
Pensando nisso, sugerimos combinar o seu dia de passeio nas Cataratas com outra atração próxima ao parque. Veja as opções da cidade que fica, no máximo, a 1 km de distância do Parque Nacional do Iguaçu.
Parque das Aves
Outro atrativo conceituado em Foz do Iguaçu é o Parque das Aves, um dos maiores e mais respeitados parques dedicados aos pássaros da América Latina.
O local conta com viveiros enormes onde pássaros coloridos voam livremente. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer espécies ameaçadas de extinção e aprender sobre a conservação da fauna.
Wonder Park Foz
Um dos maiores parques temáticos da cidade, o Wonder Park Foz é uma das sensações turísticas do Destino Iguaçu. O Parque oferece 3 atrações:
- Movie Cars: onde há a exposição de cerca de 50 veículos famosos do mundo do cinema e da cultura pop.
- Show das Águas: o único show do mundo que sincroniza águas, luzes, sons e projeções em 3D. Um espetáculo inspirador!
- Lumina Park: uma trilha iluminada por uma floresta encantada, cheia de surpresas e atividades imersivas.
Além de apreciar todas essas atrações, o lugar tem a hamburgueria Bonnie’s Burger, que é outro atrativo à parte, já que ela é toda inspirada nos anos 50.
Dicas para a primeira visita
Qual a melhor época para visitar Foz?
A resposta é o ano todo, mas se você prefere menos aglomerações em atrativos, evite os meses de alta temporada, como julho, dezembro, janeiro e fevereiro.
O que levar no seu passeio às Cataratas do Iguaçu?
- Roupas e calçados: Para caminhadas ao ar livre o ideal são roupas leves e calçados confortáveis.
- Protetor Solar e Repelente.
- Capa de Chuva e protetor de celular: Uma capa de chuva pode ser útil em tempos de alta vazão das quedas.
- Câmera Fotográfica: Seus momentos inesquecíveis precisam ser registrados!
Você já sabia que Foz do Iguaçu oferecia tudo isso?
Viu só? Em Foz do Iguaçu você encontra muito mais que as Cataratas do Iguaçu. São diversos parques naturais, parques temáticos, shows, boa gastronomia e muito mais!
Portanto, não deixe de incluir no seu roteiro as nossas sugestões, você não vai se arrepender! Depois é só passar aqui e nos agradecer!
E para mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog!