Planejar uma viagem a Foz do Iguaçu deve considerar particularidades de um destino rico em cultura, natureza e opções de compras. Mas, apesar das facilidades de cruzar fronteiras, existem regras a seguir.
A Wonder Park Foz deseja que sua experiência seja inesquecível, por isso separamos 10 conselhos práticos, desde documentos necessários até sugestões para dias chuvosos.
Se você está organizando a sua viagem ao Destino Iguaçu, esse texto será seu aliado! Leia até o fim e comece a se preparar para uma linda experiência.
1. Separe seus documentos se quiser cruzar as fronteiras da Argentina e Paraguai
Ao visitar Foz do Iguaçu, é comum incluir passeios a Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) no roteiro. Portanto, evite imprevistos e não esqueça de colocar na bolsa:
Argentina:
- Leve o RG em bom estado (emitido há menos de 10 anos) ou o passaporte válido.
- Para menores de idade: É necessária uma autorização por escrito, com firma reconhecida, caso estejam viajando sem um dos pais.
- Se estiver dirigindo, não se esqueça da Carta Verde, seguro obrigatório para circulação na Argentina.
Paraguai:
- Aceita RG ou passaporte como documentos principais.
👉Leia também: Uma viagem para Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina em 3 dias
2. Evite filas no Paraguai
Falando no Paraguai, se você está ansioso para gastar seus dólares por lá, saiba que dá para evitar perder tempo em filas, especialmente no trânsito, ao ficar de olho no tráfego na Ponte da Amizade.
Para isso, existem algumas câmeras ao vivo da Ponte da Amizade. Elas mostram o fluxo de veículos em tempo real, ajudando você a planejar o melhor momento para a travessia.
Acesse este link para monitorar o trânsito.
3. Compras no Paraguai: Dicas Práticas e Transporte Público
Você já deve ter ouvido que Ciudad del Este é um paraíso de compras, no entanto, para não ter dor de cabeça, indicamos:
- Compre em lojas confiáveis: sites como Compras Paraguai podem te ajudar a encontrar bons produtos, preços e boas lojas.
- Forma de pagamento: Muitas lojas aceitam reais, dólares e PIX, mas leve dinheiro em espécie, pois em algumas lojas há possíveis descontos.
- Cota de isenção: O limite para compras isentas de impostos é de 500 dólares por CPF.
- Imposto sobre compras: se suas compras excederem o valor de U$ 500,00, será aplicada multa de 50% sobre o montante ultrapassado.
- Horários das lojas: prefira ir às compras cedo, já que as lojas no Paraguai fecham as 15h (horário brasileiro).
- Dicas de transporte: Ônibus internacionais conectam Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Em Foz, o embarque é em frente ao Terminal de Transporte Urbano (TTU), na Avenida Juscelino Kubitschek. Assim como há ônibus internacionais saindo da rodoviária.
4. Cataratas do Iguaçu: agendamento e compra de ingressos
Para visitar as Cataratas do Iguaçu, os ingressos são vendidos somente online pelo site do parque.
É uma boa ideia agendar sua entrada com antecedência, pois isso evita longas filas e permite escolher o horário ideal para aproveitar o passeio.
Sobre isso, temos um spoiler: em breve a Wonder também venderá combos de passeios com ingressos das Cataratas! Fique atento às ofertas do nosso site!
5. Obras na Av. das Cataratas
Foz do Iguaçu está sempre em busca de trazer melhorias ao turismo da cidade e por isso em 2023 se iniciaram as obras na avenida das Cataratas.
E este ano iniciaram a obra da nova aduana Brasil e Argentina e uma nova rodovia na região. Então, se estiver em viagem durante as obras, se informe quanto aos desvios de tráfego na principal via de acesso às Cataratas. Elas podem causar atrasos, principalmente nos horários de pico.
Considere sair com antecedência ou optar por rotas alternativas sugeridas pelos jornais locais ou aplicativos de mapas. A conclusão dessas construções estão previstas para novembro de 2025.
6. Estacionamento nas Cataratas
O estacionamento oficial das Cataratas é prático, mas pode ser caro; atualmente é de R$55,00.
Uma sugestão é combinar o seu passeio das Cataratas com o passeio no Wonder Park Foz, que fica a menos de 1km de distância do Parque Nacional.
Assim, você conhece 2 atrativos incríveis no mesmo dia e economiza, já que na Wonder o estacionamento é gratuito.
7. Clima em Foz do Iguaçu
Não importa o clima, Foz do Iguaçu é um destino interessante de se visitar o ano inteiro.
A cidade tem um clima subtropical úmido, com verões longos e quentes, onde as temperaturas podem chegar a 35 °C, e invernos curtos e amenos, com mínimas de 12 °C em julho, o mês mais frio.
As atividades ao ar livre são as mais buscadas pelos turistas, mas as chuvas podem ser imprevisíveis, especialmente nos meses mais quentes.
8. Temperatura no Parque Nacional
Para curtir o melhor das Cataratas do Iguaçu, os meses de abril, maio e novembro são os ideais. Esses períodos seguem as chuvas mais intensas, com um volume de água espetacular e clima mais ameno.
Durante o verão, as altas temperaturas tornam o passeio pelas Cataratas perfeito para quem busca se refrescar. Já o outono oferece temperaturas agradáveis para explorar os atrativos ao ar livre com conforto.
Por outro lado, no inverno, se prepare com agasalhos, como casacos e luvas, para aproveitar ao máximo, especialmente pela manhã.
Vale lembrar que o clima na região nem sempre é previsível, então leve roupas leves, protetor solar e um casaco impermeável, garantindo praticidade em qualquer situação.
9. Alternativas em dias de chuva
Se o clima não colaborar, saiba que há o que fazer na cidade, e o Wonder Park Foz é uma ótima opção.
O parque temático oferece espaços climatizados e cobertos, além de atrações para toda a família, ideal para dias chuvosos, garantindo diversão sem interrupções.
Uma das atrações do parque temático é o Movie Cars, que é um lugar incrível com réplicas de carros icônicos do cinema.
Após o passeio, você pode relaxar no Bonnie’s Burger, uma hamburgueria temática com decoração retrô dos anos 50 e um cardápio delicioso, perfeito para famílias ou grupos de amigos. Seja qual for o clima, o Wonder garante conforto e diversão.
10. Planejamento de roteiro – 3 dias em Foz
Aproveite ao máximo sua viagem a Foz do Iguaçu com este roteiro de 3 dias:
1º Dia: Compras no Paraguai e Wonder Park Foz à noite
De manhã, visite Ciudad del Este, no Paraguai, para aproveitar as lojas e os preços atraentes.
À noite, divirta-se no Wonder Park, que, além das atrações cobertas, como o Movie Cars e a hamburgueria Bonnie’s Burger, você vai amar descobrir a floresta encantada Lumina Foz ou ver o lindo Show das Águas, exclusivo em todo mundo.
2º Dia: Cataratas e Parque das Aves
Que tal um dia explorando a natureza? Comece pelas impressionantes Cataratas do Iguaçu e finalize com uma visita ao Parque das Aves, onde você verá espécies exóticas e aprenderá sobre conservação.
3º Dia: Itaipu de manhã e jantar em Puerto Iguazú
Conheça a grandiosa Usina Hidrelétrica de Itaipu pela manhã. Por fim, à noite, atravesse a fronteira para Puerto Iguazú, na Argentina, e desfrute de um típico churrasco argentino e vinhos locais.
Prepare-se para a sua aventura em Foz do Iguaçu e comece a planejar agora!
Com essas 10 dicas, sua viagem a Foz do Iguaçu será muito mais tranquila e proveitosa. Planeje-se, prepare sua documentação e aproveite cada momento!
Para descobrir mais sobre Foz do Iguaçu e tudo o que a Wonder Park tem a oferecer, continue lendo o nosso blog!